terça-feira, 3 de setembro de 2013

F.A.Q. Resolvendo dúvidas da Dai Brasil ATM

1. Quem é Dai Brasil ATM?
2. Por que o hóspede precisa de moeda local. Não paga tudo com cartão?
3. O turista estrangeiro não prefere trocar moeda em uma casa de câmbio?
4. Por que o turista estrangeiro tem dificuldade para sacar dinheiro no
Brasil?
5. Qual é o beneficio para o hóspede ao ter um caixa no hotel?
6. Qual é o beneficio para hotel?
7. Qual é a diferença entre um caixa do Banco e um caixa da Dai Brasil
ATM?

8. Instalar um caixa gera um problema de segurança para hotel?
9. Por que é um serviço necessário para o hotel, se ate agora não havia?
10. Por que a ABIH apoia e promove o serviço da Dai Brasil ATM?
11. Que tipo de transações podem ser feitas?
12. Que tipo de Cartão e quais bandeiras são aceitas?
13. Também serve para os cartões brasileiros?
14. É cobrada alguma taxa ao hóspede pelo serviço?
15. Tem algum limite para saque?
16. A operação tem limitações de horário?
17. Se o hóspede tem algum problema como é atendido?
18. A instalação de um caixa tem custo para o hotel?
19. A operação de um caixa tem custo para o hotel?
20. Tem receita para o hotel?
21. Onde é instalada a caixa?
22. Como se da a transmissão de dados no caixa?
23. O que o hotel deve disponibilizar?
24. A caixa tem algum seguro?
25. O contrato tem muitos "condicionantes" para o hotel?
26. Quanto demora uma instalação?
27. Quem garante a transação financeira?
28. Quem suporta a segurança da operação?
29. Quem faz o monitoramento e a manutenção?
30. Como é feito o abastecimento?
31. Se o hotel instalar um caixa e depois decidir retira-lo, é possível?
32. Como solicito um caixa para meu hotel?


1. Quem é Dai Brasil ATM?
Dai Brasil ATM é parte de um grupo multinacional presente em 80 países com 15 anos de experiência em serviços de telecomunicações, especializado em atender o mercado hoteleiro. Em parceria com a ABIH, Banco Rendimento e Brinks, cria a primeira rede brasileira de caixas eletrônicos para o serviço nos hotéis.

2. Por que o hóspede precisa de moeda local. Não paga tudo com cartão?
Apesar do pagamento com cartão de crédito ou débito ser generalizado atualmente, aproximadamente 23% dos gastos do turista ainda é feito com moeda local.

3. O turista estrangeiro não prefere trocar moeda em uma casa de câmbio?
O turista estrangeiro traz pouco dinheiro em sua moeda de origem pois está acostumado a sacar facilmente dinheiro dos ATM`s com seu cartão. A troca em casa de câmbio é vista como uma opção cara, porque o taxa de câmbio é desfavorável para o cliente.

4. Por que o turista estrangeiro tem dificuldade para sacar dinheiro no Brasil?
No Brasil apenas 5% dos caixas eletrônicos instalados aceitam cartões internacionais. Dispersos pelo País raramente estão perto dos hotéis, tendo ainda restrições de horário.

5. Qual é o beneficio para o hóspede ao ter um caixa no hotel?
Conforto, comodidade, reserva e segurança, que proporcionam maior satisfação em sua estadia.

6. Qual é o beneficio para hotel?

Ser reconhecido e recomendado por atender convenientemente todas as necessidades dos hóspedes. Os turistas entendem a presença de um caixa eletrônico como diferencial competitivo.

7. Qual é a diferença entre um caixa do Banco e um caixa da Dai Brasil ATM?
O foco do caixa eletrônico do banco, é atender a seus correntistas. Os bancos posicionam os caixas em lugares com alta demanda, principalmente em suas agencias, centros comerciais, supermercados e terminais de transporte de passageiros. Cada caixa de banco opera no mínimo 4.000 transações por mês, e a quantidade de dinheiro estocada nestes é proporcional a essa demanda.
Os caixas eletrônicos da Dai Brasil ATM, foram desenvolvidos para atender principalmente os turistas estrangeiros com cartões internacionais. São pequenos, discretos, ergonômicos, "wireless" e de instalação instantânea. Posicionamos os caixas perto de onde o turista precisa do serviço, principalmente hotéis, aeroportos e pontos turísticos. A quantidade de transações por mês é significativamente menor, e proporcionalmente os caixas estocam 1/10 do numerário de um caixa de Banco.

8. Instalar um caixa gera um problema de segurança para hotel?
Não. Este tipo de caixa não é alvo de bandidos porque, diferentemente dos caixas de banco, operam com pequeno estoque de dinheiro disponível.
Há que se considerar também que o hotel é um ambiente controlado de contínuo movimento e seguro. Os bandidos sempre procuram caixas isolados fora do horário de atendimento. Nossa experiência em outros países com problemas similares de delinquência organizada, como no México, confirma que a instalação de um caixa eletrônico, não incrementa o risco para o hotel.

9. Por que é um serviço necessário para o hotel, se ate agora não havia?
A forte concorrência no mercado exige oferta continua de melhores e diferenciados serviços que superem as expectativas de conveniência do cliente em perspectiva. Hoje em dia ter um caixa eletrônico dentro do hotel é um grande diferencial competitivo. Os hotéis que suprirem melhor todas as necessidades do hóspede, serão os mais reconhecidos.

10. Por que a ABIH apoia e promove o serviço da Dai Brasil ATM?
O Banco Central e o Ministério do Turismo solicitaram a colaboração do trade turístico, através da ABIH, para desenvolver formas de facultar mais acesso ao turista à moeda local de forma segura e confiável, principalmente frente aos grandes eventos que se avizinham, possibilitando maior liquidez que possibilita o aumentando o ticket médio de consumo, bem como evita o cambio clandestino com derrame de moeda falsa e lavagem de dinheiro. Neste momento a estrutura de cambio oficial instalada no País é muito aquém do necessário.
A ABIH depois de analisar diferentes alternativas, considerou que a melhor forma de cobrir essa necessidade, é instalando uma rede de caixas eletrônicos nos hotéis, e chegamos a um acordo de parceria, onde eles promovem ativamente o serviço entre seus associados.

11. Que tipo de transações podem ser feitas?
Saques e consultas de saldo

12. Que tipo de Cartão e quais bandeiras são aceitas?
Cartões de débito e de crédito das bandeiras VISA e Master Card de qualquer origem.

13. Também serve para os cartões brasileiros?
Sim, são aceitos todos os cartões com as redes VISA, PLUS, VISAELECTRON, MASTERCARD, CIRRUS e MAESTRO. Mas o banco emissor pode negar a operação devido condições contratuais que limitam o uso do cartão do cliente à sua rede própria.

14. É cobrada alguma taxa ao hóspede pelo serviço?
É cobrada uma taxa de saque para os cartões estrangeiros que geram operação de câmbio de divisa, exceto para os cartões europeus que neste momento não permitem cobrança de taxa.
Não é cobrada nenhuma taxa para os cartões brasileiros.
15. Tem algum limite para saque?
O saque está limitado a um máximo de 800 reais por operação. É possível que diferentes bancos emissores determinem limites inferiores para seus clientes.

16. A operação tem limitações de horário?
Não. O caixa opera 24 horas por dia, 365 dias por ano.

17. Se o hóspede tiver algum problema como é atendido?
Temos uma central de atendimento ao cliente no número 11 3004 0401 que opera 24 horas respondendo as dúvidas ou corrigindo os problemas que poderiam se apresentar ao se realizar uma transação. O Banco Rendimento também tem uma ouvidoria no número 0800 722 0132, caso a central de atendimento não resolva o problema no tempo correto.

18. A instalação de um caixa tem custo para o hotel?
Não tem nenhum custo de instalação para o hotel. A Dai Brasil ATM realiza todos investimentos necessários para se instalar o caixa.

19. A operação de um caixa tem custo para o hotel?
Não há nenhum custo de operação para o hotel. A Dai Brasil ATM suporta todas as despesas.

20. Tem receita para o hotel?
Inicialmente simulamos compartilhar uma parte da taxa com o hotel, porém esta seria pequena, devido o volume operacional, e insignificante perto do benefício de se ofertar o serviço dos caixas para os hóspedes. Optamos por beneficiar o hotel através de sua ABIH, trocando um interesse individual pouco significativo, por um interesse coletivo substancial.

21. Onde é instalada a caixa?
A caixa deve ser instalada em um lugar discreto e acessível para o hóspede, nas áreas comuns do hotel. Recomenda-se lugares perto dos telefones de conveniência ou perto dos elevadores.

22. Como se da a transmissão de dados no caixa?
A Caixa se conecta com a central de processamento mediante um sistema duplo de comunicação GSM, que garante um 99.1% de disponibilidade. O sistema de comunicação é monitorado 24 horas por dia desde nosso NOC central.

23. O que o hotel deve disponibilizar?
O hotel só precisa disponibilizar uma área de meio metro quadrado e uma tomada elétrica independente.

24. A caixa tem algum seguro?
Temos um seguro de responsabilidade civil de até 1.000.000 de reais por evento. A empresa de segurança tem outro seguro para cobrir eventos que poderiam se apresentar no transporte ou no abastecimento.

25. O contrato tem muitos "condicionantes" para o hotel?
O contrato é muito simples, de uma única folha, e foi revisado pelo gabinete jurídico da ABIH. 

26. Quanto demora uma instalação?
Depois de assinar o contrato, será feita uma vistoria de segurança por parte da Brinks, em seguida agendaremos a instalação para ocorrer em no máximo 10 dias. No dia marcado a instalação levará menos de uma hora.

27. Quem garante a transação financeira?
O Banco Rendimento é responsável pela operação financeira, de cambio e de divisa, bem como pela liquidação com as bandeiras e o registro junto ao Banco Central; cumprindo todas as regulamentações legais e normas exigidas pelo próprio BACEN. 

28. Quem suporta a segurança da operação?
A Brinks, com prestigio reconhecido mundialmente, faz uma vistoria de segurança no hotel previamente à instalação do caixa. Se a localização não for correta ou houver riscos à segurança, a Brinks não autoriza a instalação desse caixa. 
29. Quem faz o monitoramento e a manutenção?
Nossa central de monitoramento controla todas as funções e alertas do caixa em tempo real, prevendo e programando o reabastecimento de numerário, ou ativando os técnicos de campo em caso de falha técnica.
A manutenção de primeiro nível (limpeza, troca de bobina de papel, descongestionamento de notas, etc.) é feita pela Brinks. A manutenção técnica preventiva e a resolução de problemas técnicos é realizada pela Diebold, fabricante do equipamento, com suporte em todo o país.
30. Como é feito o abastecimento?
A Brinks fará o abastecimento em conformidade aos horários e requisitos estabelecidos pelo hotel, incluindo condicionantes de estacionamento e forma de acesso, bem como a comunicação previa ao abastecimento com cadastro dos funcionários encarregados de realiza-los, se for requerido.
O procedimento é muito rápido, o dinheiro para abastecer chega em cassetes lacrados, o cofre é aberto com uma combinação que é comunicada por radio ao operador no momento da abertura, pela central de Brinks, os cassetes atuais são retirados e substituídos pelos novos. Em nenhum momento é manipulado numerário á vista. O processo completo não deve demorar mais que 5 a 10 minutos.

31. Se o hotel instalar um caixa e depois decidir retira-lo, é possível?
O contrato prevê possível cancelamento, sem penalidade para o hotel.

32. Como solicito um caixa para meu hotel?
Fácil, basta entrar em contato, preencher o contrato e em dez dias seu caixa estará instalado






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