segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O grande problema do Turismo no Brasil

OMT (Organização Mundial do Turismo) no relatório “Panorama OMT do turismo internacional, edição 2013" (http://goo.gl/TO8bnC), informou que o Brasil recebeu no ano de 2.012, 5.677.000 turistas estrangeiros, e no mesmo periodo a Africa do Sul recebeu 9.188.000 turistas estrangeiros.

Porque um país como o Brasil, que tem tudo para ser líder mundial no turismo, recebe menos visitantes que um país  como a Africa do Sul, que com todo respeito, em teoria tem menos atrativos turísticos do que o Brasil?

Muita gente fala, que o problema é uma promoção exterior insuficiente, mas eu não acredito nisso… se o Brasil não tivesse uma boa promoção exterior, não teria conseguido ser designado como sede para a Copa do Mundo 2014 e das Olimpiadas 2016.

O Brasil oferece ao turista estrangeiro, maravilhas naturais como as Cataratas de Foz de Iguaçu, o Amazonas pulmão do planeta, o Pantanal com o mais espetacular entardecer, grandes cidades como São Paulo centro de negocios mais importante na América Latina, Rio de Janeiro com suas famosas praias de Copacabana e Ipanema, Salvador ao norte do Brasil com a melhor festa popular do mundo em carnaval de acordo com o livro ¨Guinness World Records¨, Brasilia com o conjunto de arquitetura moderna mais destacada do mundo, Minas Gerais com sua historia e gastronomia peculiar, são alguns dos muitos atrativos que o Brasil tem para o turista. Mas a verdadeira riqueza do país está em sua gente. O brasileiro é alegre, cordial e amável com os turistas, ninguém irá se decepcionar. Então qual é o problema?

Há alguns anos, eu quis viajar para a Colombia, mas quando eu li o alerta da embaixada da Espanha sobre a Colombia, onde falava que os turistas estrangeiros eram sequestrados, eu fiquei com medo e decidi trocar o destino da viagem. Hoje a realidade desse país é muito diferente e o numero de turistas está crescendo muito rápido. Qual é a diferença? Agora os alertas sobre a segurança são menores e isso proporciona tranquilidade ao turista.


Da mesma forma, tenho certeza de que o motivo pelo qual o Brasil não tem a quantidade de turistas internacionais que deveria, é devido aos preocupantes alertas sobre a segurança de consulados e embaixadas. Por exemplo, o U.S. Department of State, na página “Brasil Country Specific Information” (http://goo.gl/UbJ0iO) afirma que  “...Robberies and "quicknappings" outside of banks and ATMs occur regularly. In a "quicknapping," criminals abduct victims for a short time in order to receive a quick payoff from the family, business, or the victim's ATM card. Some victims have been beaten and/or raped...”.

Assim mesmo, por citar outro exemplo deste problema, o Ministerio de Assuntos Exteriores da Espanha no site  de “Recomendaciones de viaje a la República Federativa de Brasil” (http://goo.gl/GAWLw7) diz que "La violencia más común son los asaltos a mano armada que fuerzan a las víctimas a retirar dinero de los cajeros automáticos. Pueden ocurrir a cualquier hora del día o de noche en cualquier barrio…"

Você como turista, não teria medo de viajar ao Brasil, sabendo desses alertas?, Acho que eles sim, ficam com medo e escolhem outro destino, o mesmo que eu fiz quando pensei em viajar à Colombia.

Desde a Dai Brasil ATM, nada podemos fazer para evitar essa insegurança, porém com a nossa rede Travel ATM, instalando caixas eletrônicas que aceitam cartões internacionais Visa e Master Card, para saques e consultas, em hotéis e aeroportos, não só estamos garantindo a segurança e o conforto dos turistas, senão que também estamos ajudando a diminuir o impacto dos alertas. Para isso, estamos em conversas com o Ministerio de Turismo e entidades internacionais como o Itamaraty, para que as embaixadas recomendem buscar hotéis que tenham um caixa eletrônico neles, resolvendo assim o problema gerado por esta realidade.



5 comentários:

  1. Olá Poly! Excelente abordagem!

    Eu costumo passar férias em Florianópolis e Bombinhas-SC, embora ame essas duas cidades, também já fui vítima de roubo. Não há nada que estrague mais seu humor e a vontade de permanecer em algum lugar, do que a sensação de estar refém da violência. Onde chamar a polícia nem é opção, pois você sabe que só se estressará mais e não resolverá nada!

    Um país sem educação, que se orgulha em ostentar sua "malandragem" como ativo cultural, precisa aprender muito para poder evoluir com seu Turismo. Embora, o nosso potencial seja imenso!

    Eu acredito no Brasil, acho que podemos melhorar sim! Mas precisamos de "boa vontade coletiva". Logo, precisamos de bons líderes para motivar as nossas massas.

    Parabéns pelo blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adriano, obrigado pelo seu comentario. Temos que atrair a atenção sobre este problema, e que os líderes políticos trabalhem na solução.

    ResponderExcluir
  3. No meu entendimento, temos patrimônio natural competitivo. Temos eventos culturais interessantes - excelente culinária e outros atrativos como esportes, tratamento médico, empresariais, etc.... Temos uma boa infra estrutura de hospedagem e agências de receptivo regionais que, apesar de descapitalizadas e despreparadas, permitem o acesso aos atrativos divulgados - porque existem infinitos atrativos naturais e culturais que não são explorados.

    O que falta para o crescimento do destino Brasil é a profissionalização de quem deveria organizar, fomentar, incentivar, investir na atividade econômica do turismo. Como é uma atividade econômica, é função do Estado gerir a atividade. A constituição brasileira de 1988 delegou aos Municípios a gestão do Turismo, portanto, cabe a eles organizarem seus COMTURs, Plano Regional de Turismo e Fundo Municipal de Turismo. Acontece que o assunto turismo, em todos os níveis, começando pelos órgãos federais, sempre foram geridos por pessoas sem formação na área, são cargos políticos de passagem, não existe um compromisso e um Plano de Longo Prazo, os esforços se perdem a cada nova gestão política. O que falta é contratar profissionais de carreira comprometidos com o turismo e não com o modelo político. As verbas constitucionais - Federais - Estaduais e Municipais devem ser geridas por profissionais e interessados no Turismo e não na política. Os problemas não são só esses, mas, enquanto não se resolver a quem delegar a gestão do Turismo, todos os outros não se resolverão. Temos no Brasil muitos profissionais capazes de Planejar e Gerir uma Política de desenvolvimento do Turismo. Deixem os políticos tirarem fotografia, mas não deleguem um assunto sério destes para quem não tem capacidade e interesse, assim não vai avançar nunca.

    ResponderExcluir
  4. Luciano, você tem muita ração em tudo... mas para o setor turístico pôde crescer mesmo com esses problemas.

    Gosto de falar como exemplo a República Dominicana, que desenvolveu com sucesso um mercado turístico internacional apesar de um governo quebrado inoperante e umas ruinosas infra-estruturas de comunicações. A iniciativa privada fiz tudo... mas eles não tinham alertas de segurança das embaixadas que assustavam aos possíveis visitantes. Por isso na minha opinião, para receber mais turistas internacionais, é o primero que há que resolver...

    ResponderExcluir
  5. Creio Srs que o Buraco é mais embaixo, a Corrupção deslavada, protegida neste país, onde temos uma verdadeira quadrilha ou máfia, instalada em todos os níveis de governo (municipal, estadual e federal), onde estes Marginais de Gravata, ligados a todo tipo de crime (tráfego de drogas, roubo de cargas, tráfego de armas, super faturamento de obras públicas, roubo de verbas da saúde, merenda escolar, verbas para hospitais, medicamentos, ONG´s montadas com finalidade específica de desvio de nosso dinheiro, etc...representando hoje, segundo a transparência internacional 40 bilhões por ano de corrupção, leis que protegem os criminosos, impunidade, isto, os coloca dentro de uma sistema inviolável, impunes, e, onde estão alheios a tudo o que realmente passa neste país, e é logico o exemplo sempre vem de cima e isso gera uma cadeia imensa de pessoas, policiais, fiscais etc..que pensam, se eles fazem porque eu também não posso fazer? Uma das maiores taxas de impostos do mundo e um dos serviços públicos, de estrutura, etc...comparado a Países da África, falo isso de cátedra, pois morei em Angola. Temos dois países, um o dos milionários e politicos (e seus amigos) e outro do povão!!!
    E é claro que isso reflete nos menores detalhes de nossas vidas e também em relação ao Turismo (ou achamos que turistas de países muito mais desenvolvidos, de gente muito mais civilizada e educada que nós, não vêm ou percebem esses fatores?).
    E sinto muito dizer, mas não creio que isso mude rapidamente, pois, como o poder e o dinheiro esta nas mãos deles, será muito dificil tirá-los de lá, pois, sempre encontrarão mecanismo de proteção, isenção e impunidade, num sistema um protege o outro, para todos continuarem roubando. Enquanto isso, vamos nos do Turismo, nos desdobrando para amenizar e esconder estes impactos e realidades tão sujos, tão podres de nosso País.
    O dia que nos percebermos que por não fazermos nada, esperando sempre que alguém o faça e cada um, fazer algo para mudar isso, percebermos que estamos sendo coniventes e patrocinadores destes desmandos, roubalheira suja e fétida, não teremos o nosso País, mas viveremos sempre como escravos e cúmplices de uma minoria suja, podre de verdadeiros marginais cujo lugar seria o fundo da cadeia e não nos representando. Vamos enquanto isso, tendo o Brasil que merecemos, por nada fazermos, pela nossa subserviência, acomodação, preguiça e submissão.
    E dizemos que somos um povo democrático e independente?
    Desde quando?

    ResponderExcluir