terça-feira, 12 de novembro de 2013

Que é o primeiro que necessita um turista estrangeiro quando chega ao Brasil?

Sim… ele precisa moeda local… Reais para pagar as pequenas despesas, táxi, revistas, cafés, gorjetas… A primeira necessidade do turista estrangeiro, é a única que para ele implica numa preocupação pela segurança, e em muitos casos um dos poucos serviços que os hotéis não estão prestando para ele.

O mercado de divisa Brasileiro, historicamente muito fechado, não proíbe a circulação dos Reais fora de Brasil, mas a realidade é que resulta quase impossível conseguir Reais no estrangeiro.

O turista chega com uma pequena quantidade de dinheiro, acostumado a outros países em que  seus cartões de débito ou crédito, são aceitos em quase todos os caixas eletrônicos. Ele não sabe que no Brasil só o 5% dos caixas, aceitam cartões estrangeiros. Chega ao aeroporto e vê um grande número de caixas eletrônicas, alguma delas de marcas conhecidas, em alguns casos, até do mesmo banco que seu cartão estrangeiro. Por citar um exemplo, no saguão das chegadas internacionais do Aeroporto de Guarulhos, o Turista enxerga um parque de 14 caixas eletrônicos, mas ele desconhece que só 4 desses 14 atms aceitam cartões internacionais, além de serem caixas de bancos não reconhecidos fora do Brasil. Visivelmente, ele não identifica nenhum com as bandeiras da VISA e MasterCard, que são o 95% que eles usam para saques. Tentam sacar dinheiro no caixa que eles mais conhecem e recebem a mensagem “a transação não pode ser realizada” ou “consulte com o banco emissor”, testam em um segundo caixa, e o resultado é o mesmo… a conclusão do turista é que seu cartão não funciona no Brasil. Por tanto, a única alternativa que resta é a de trocar o pouco dinheiro que ele trouxe, e tentar fazer todo o resto dos pagamentos com cartão, limitando assim  gastos que poderia deixar no país.

UM Exemplo de esta realidade, são os comentários que podem ser vistos no TripAdvisor, e a confusão que isso gera: http://www.tripadvisor.in/ShowTopic-g294280-i1045-k6015411-ATM_cards_are_frozen_in_Brazil-Brazil.html


É habitual que o hóspede do hotel, pergunte na recepção onde pode sacar dinheiro com seu cartão. As respostas por ilógico que pareça são: “Saindo do hotel, a três quadras, você tem um Banco X”, ou em outros casos mais graves: “Pegue um táxi, e vai ao shopping xxxxxx, que é mais seguro que sacar na rua”… isto não está acontecendo em hotéis de 2 ou 3 estrelas, Isto é habitual em TODOS os hotéis, inclusive nos mais luxuosos, que supostamente  tem uma maior preocupação pelo conforto, a segurança e a satisfação do hóspede.

Nossa experiência no México por 4 anos desenvolvendo este negocio com muito sucesso, é que no início, poucos hotéis entendiam a importância de suprir esta necessidade do hóspede. No fim, como quase nenhum hotel tinha caixas, todos achavam normal que o hóspede tivesse que sair do hotel para sacar dinheiro num caixa eletrônico. Pouco a pouco, alguns hotéis foram incorporando o serviço, e em pouco tempo tornou-se um fator diferencial entre eles. De repente, no mercado havia hotéis com caixa e hotéis sem caixa, e começou a ser um diferencial competitivo importante. Finalmente o setor entendeu que era um serviço necessário para seu hóspede, e hoje em dia, a exceção são os hotéis que não tem caixa.

No Brasil, estamos vivendo a mesma situação e achamos que finalmente ter um caixa eletrônico também vai terminar sendo um standard da indústria hoteleira.



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